quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O Centro de Teatro do Oprimido – CTO, no Rio de Janeiro, Brasil

O Centro de Teatro do Oprimido (CTO) é uma associação sociocultural sem fins lucrativos. Seu objetivo principal é a democratização dos meios de produção cultural através da difusão do método do Teatro do Oprimido no Brasil e no mundo. Com sede na cidade do Rio de Janeiro – Brasil, a instituição foi criada por iniciativa do teatrálogo Augusto Boal. A convite do educador e antropológo Darcy Ribeiro, Boal volta ao Brasil em 1986, onde cria o Centro de Teatro do Oprimido, atuando inicialmente na formação de animadores culturais no projeto dos CIEP’s (Centros Integrados de Educação Pública – um projeto idealizado pelo próprio Darcy). Em 1996, formaliza-se a instituição, já com os integrantes que continuariam até hoje e se ampliariam.
Ao longo de seus 26 anos de existência, o CTO tem notório e notável saber na metodologia do Teatro do Oprimido e estabeleceu parcerias sólidas com ONG’s, Universidades, governos e movimentos sociais. Através de Laboratórios de Interpretação e Seminários de Dramaturgia, ambos de caráter permanente, são elaborados e produzidos projetos sócio-culturais, espetáculos teatrais e produtos artísticos variados, tendo como alicerce a Estética do Oprimido. 
O CTO também dispõe de um programa internacional de residências e oficinas em outras línguas na sua própria sede ou em outros países. O CTO já recebeu estudantes, professores, artistas e representantes de movimentos socioculturais da (América) Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Uruguai, Venezuela; (África) África do Sul, Burkina-Faso, Camarões, Egito, Marrocos, Moçambique; (Europa) Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Inglaterra, Itália, Noruega, Portugal, República Tcheca, Suíça; (Ásia) Índia, Japão e Myamar. Também realiza oficinas e apresentações de seus espetáculos em diversos países nos cinco continentes. Por conta de sua natureza humanística e do potencial do Teatro do Oprimido, está atuante em todo o Brasil e em países como Moçambique, Guiné Bissau, Angola e Senegal.
Conheça mais sobre o CTO: http://ctorio.org.br/novosite/

Nenhum comentário:

Postar um comentário